O que deve saber
O que deve saber
Informação importante:
FIV - Aids Felina
Felv - Leucemia felina
Como a FIV é contraída pelos Gatos?
Bom, temos que entender que a FIV, em especial, realmente se assemelha muito à Aids humana, e justamente por isso é conhecida como 'Aids Felina'. Isso quer dizer que a transmissão da doença vai acontecer pelo contato, ou seja com o sangue, através de mordeduras ou arranhões de gatos que sejam portadores do vírus.
Também pode ser passado para os filhotes pela placenta ou mesmo pela amamentação mas não é transmissível para nós humanos ou mesmo para outros tipo de animais.
O que é a doença felv em gatos e como a Doença de Gato FELV é contraída pelos Felinos?
Muitos se perguntam o que é a doença felv em gatos. Assim como a FIV, a FELV (leucemia felina) pode ser passada pela placenta e pela amamentação, com a diferença que a mortalidade nessa fase é enorme, tal como a FIV esta doença não é transmitida para outros animais, nem para humanos.
Com relação à FELV devemos ter MUITO cuidado com a caixinha de areia e potes de comida e/ou água dos nossos peludinhos, já que o vírus da FELV vem da transmissão de secreções, saliva e contato com urina ou fezes contaminadas.
Como ter certeza se meu Gato tem FIV ou FELV?
Teste de FIV e FELV
Existem exames feitos nos consultórios e geralmente é através da coleta de sangue e com resultado rápido e preciso. Mas vale lembrar que é preciso o acompanhamento veterinário, já que se trata de doenças que podem ficar adormecidas ou causar falsos negativos.
Existe uma vacina de prevenção para a FELV, então, é de extrema importância que depois que de saber que o teste deu negativo faça a prevenção.
FIV e FELV: Tratamento
Por se tratar de doenças que bombardeiam a imunidade dos gatos, no tocante a FIV e FELV o tratamento consiste basicamente em reforçar o sistema imunológico deles o mais rápido possível, para evitar até mesmo contrair outras doenças.
A FELV, por ser um tipo de leucemia, requer quimioterapia e, em alguns casos, a transfusão de sangue, para reforçar as defesas do gato.
A FIV e a FeLV predispõem aos gatos acometidos várias doenças e quadros mórbidos, diminuindo bastante a espectativa de vida. Ambas podem causar imunodeficiências e surgimento de neoplasias malignas nestes animais. Estes retrovírus destroem as células de defesa do felino, proporcionando infeções secundárias, como distúrbios intestinais, problemas neurológicos, anemias profundas, infeções na pele, micoses, gengivites, periodontites, otites e falência orgânica mais tardiamente. Eles interferem na replicação das células do gato, predispondo o animal infetado à formação de tumores em qualquer região ou sistema orgânico, principalmente ao surgimento de Linfomas.
O modo de como o gato infectado irá apresentar a doença dependerá da fase da vida em que acontece a contaminação. Pacientes que se infectam quando filhotes ou jovens tendem a desenvolver a enfermidade de uma forma mais grave ou destrutiva. Infelizmente nem a FIV (Aids Felina) e nem a FELV (Leucemia Felina) têm cura. Mas nem por isso elas querem dizer uma morte imediata. Muitos gatos, especialmente se diagnosticados cedo, podem viver por muitos anos felizes ao seu lado! Então NÃO ABANDONE!Digite seu texto aqui...